Translate

sábado, 4 de abril de 2015

Primeiras Impressões: Plastic Memories

O novo Chobits (?)

Por MIKA

Sabe, quando eu terminei de ver e ler todos os capítulos de Sakura Card Captors, tratei de procurar mais obras do grupo CLAMP, e foi aí que a partir de várias recomendações, eu conheci Chobits, mangá e anime do qual eu inclusive tenho a coleção aqui em casa (menos o volume 1, ô tristeza).
Por que estou comentando isso? Bom, esta semana estreia um anime chamado Plastic Memories, que segue uma linha semelhante a de Chobits, com a ideia de robôs vivendo entre humanos e com sentimentos... Claro que Chobits não foi o primeiro a utilizar-se dessa ideia, é algo já há muito tempo usado pela ficção. Mas, posso afirmar que na cultura otaku Chobits é um dos mais conhecidos e um dos que melhor expressa tal ideia. E Plastic Memories? Como ele se saiu em seu começo? Lembrando que tem alguns spoilers do episódio, por isso se não viu ainda, não leia, ou leia por sua própria conta e risco.
*sorria sempre*
Esta história se passa em um futuro não muito distante, quando androides que parecem exatamente como os seres humanos começam a se espalhar pelo mundo. A empresa de produção de androides SAI Corp. produziu Giftia, um novo tipo de androide que tem a maior quantidade de emoção e qualidades semelhantes aos humanos fora de qualquer outro modelo já visto. No entanto, devido a problemas na tecnologia, os androides possuem uma vida útil e uma vez que eles passam disso, eles… Bem, eles ficam muito ruins. Por esta razão, SAI Corp. cria um serviço de terminal, a fim de recuperar os Giftia que passaram do seu tempo de vida útil. Um novo funcionário a serviço do terminal chamado Tsukasa Mizugaki forma uma equipe com a Giftia Isla para recuperar os outros androides, mas…
"Estou sentindo que estão falando de nós!"
O episódio começa com Tsukasa chegando ao terminal,e conhecendo seu colegas, em especial a Isla. Podemos logo notar que Tsukasa realmente tem jeito de ser daqueles protagonistas meio bobos comuns em animes. Já Isla se mostra a típica kuudere de anime. Bom, é algo até que simples.
"Então nós realmente estamos no famoso Sekai Yume Otaku, Tsukasa?"
E, bom, há outros personagens que foram meio que mal apresentados, como Michiru, a tsundere lá de cabelo laranja. Bom, mas com esse episódio, pudermos entender a base: Os robôs tem um tempo limite de 9 anos e 4 meses, e quando esse tempo está para expirar, a empresa deve mandar gente para recolhê-los. Acontece que nem todos os proprietários aceitam tal condição, como a velhinha do episódio, que se recusava a entregar a sua robô, por esta ser sua única família.
Nem sei que legenda colocar aqui.
Nisto, o protagonista começa a perceber melhor esse negócio: Os robôs, embora pareçam mera mercadoria, tem sentimentos e memória,s eles tem seus medos, suas paixões, e acima de tudo, seu sentimento de companheirismo. Eles são como seres vivos de verdade.
...
Após a robôzinha ter confessado para Isla que não tem medo de morrer, e que quer se despedir com um sorriso na cara, temos uma cena emocionante que faz os ninjas cortadores de cebola entrarem em ação. A robô então morre. No fim, o episódio acaba com uma pequena cena cômica. EU acho meio desnecessário isso, é fato que o propósito é para quebrar o clima, e temos várias dessas cenas durante o episódio inteiro. Me pergunto se o objetivo desse anime é ser um drama ou mesclar drama e comédia.
O grupo principal do anime
Plastic Memories tem potencial. Tem um plot muito interessante e com amplo espaço pra exploração. Diz-se que os Giftias tem apenas 9 anos de vida útil. Imagina se pra nós, seres humanos, já é difícil encarar o fato de um dia morreremos, o que deve ser então para os Giftias, que foram criados por pessoas, que possuem sentimentos e que entendem muito menos da vida do que nós! Enfrentar a morte dessa maneira não deve ser fácil. Sem falar que o Tsukasa provavelmente acabará se apegando aos Giftias, principalmente a Isla, talvez até acabe se apaixonando por ela.
Enfim, não sei o que esperar, mas torço para que este anime original do estúdio Dogakobo (o mesmo de Love Lab, Yuru Yuri, Gekkan Shoujo Nozaki-kunMikakunin de Shinkoukei e outros) pelo menos cumpra seu objetivo em apenas 12 episódios.

Nenhum comentário: