Translate

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Especial de Natal Otaku + Comentando algumas tradições do Natal

Um pequeno post para comemorar a tão esperada data.

Por MIKA

Feliz Natal. Enfim, chegou aquela data do qual nós tanto amávamos quando crianças, afinal era tudo mágico e mais legal, esperávamos a noite toda acordados pelo Papai Noel para ganhar presentes... Ah, que saudade da infância...
O Natal é uma época especial para os cristãos, pois seria a data do nascimento de Jesus (embora em alguns lugares conste que ele nasceu em fevereiro, mas não iremos nos aprofundar nisso...). 
É uma época para rever alguns parentes distantes, dizer o quanto ama eles, reunir toda a família num ciclo de felicidade (embora você deva desejar felicidades e dizer "eu te amo" pra todos durante o ano também, não só nessa época. Confraternização,a mor e paz é o ano todo!).
E lembra dos filmes que víamos na infância? Quantas vezes vimos O Grinch, Esqueceram de Mim, O Estranho Mundo de Jack (que também dava para ver no Halloween), Meu Papai é Noel ou Um Herói de Brinquedo? E quem não via os especiais de Natal dos desenhos animados ou das séries infantis? Lembram daquele especial de Natal do Castelo Rá-Tim-Bum?

Aliás muitos de vocês devem se lembrar das musiquinhas de natal, não?
Jingle-bell, Jingle-bell...
Ah, que nostalgia!
Apesar de eu gostar mais da do Jack.

E o Papai Noel
Para quem não sabe, ele foi inspirado em um arcebispo católico chamado São Nicolau, que viveu no século IV em Mira na Turquia, no século IV. Nicolau, segundo alguns mitos, entregava presentes às crianças no dia do seu aniversário, em 6 de Dezembro, mas com o passar dos tempos confundiu-se essa data com a data do aniversário de Cristo (provavelmente porque coincidia com as festas pagãs de fim de ano que já existiam). Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro. Aliás, seu nome americano é "Santa Claus", que é nada mais nada menos do que uma adaptação fonética do nome holandês de São Nicolau, que é "Sinterklass". No Brasil, o nome dele vem do idioma francês onde "Noel" significa "Natal", ou seja, seu nome carinhoso significa literalmente "Papai Natal" (enquanto em Portugal ele se chama "Pai Natal", e no Reino Unido é " Father Christimas")
Uma coisa interessante: Apesar de muitos atribuírem seu visual atual com as cores vermelho e branco a Coca-Cola, não é dela que esse visual veio. Isso só aconteceu pois no final de 1930 a Coca-Cola começou a usar a imagem do bom velhinho com essas cores em suas campanhas de fim de ano, em imagens feitas por Haddon Sundblow. É verdade que foi a empresa quem popularizou a imagem que temos do Papai Noel nos dias atuais. Porém, em 1905 já circulava imagens do bom velhinho usando roupas com essas cores. Aliá,s sua imagem sofreu mudanças ao longo dos séculos desde 1823, e foi o poema "The Night Before Christmas Disney's" apresentou o bom velhinho da forma como conhecemos.

E lembra quando tínhamos de montar a árvore. Essa é uma tradição que atribuí-se seu início a Martinho Lutero, que teria sido um dos primeiros a enfeitar uma árvore no Natal. Mas elas eram enfeitadas com maçãs e pedras, e só mais tarde foram substituídas pelas bolas natalinas. 

Já a troca de presentes veio de Nova York, durante o século 19, quando puritanos e calvinistas excluíram o Natal como uma data sagrada. Nessa época ouve um marco de caras bêbados, destruindo tudo e causando desordem, pedindo para entrar nas casas mais ricas para conseguir comida... Foi quando em 1821 surgiu um livro em Nova York que  trouxe o Papai Noel didático, que para crianças que se comportaram bem ele dava presentes, e as que se comportavam mal, ganhavam ou carvão ou uma bela surra... É, crianças, se comportem bem ou vão levar surra de p*u m*le.

Aliás, a ceia veio por causa de um banquete realizado na véspera, onde as pessoas deixavam a porta de suas casas abertas para receber os pobres para assim comerem juntos...
Agora e o mundo dos animes? Bem, no Japão, pelo fato de ser um país budista, não existe essa tradição de natal. Na realidade, lá essa data seria como mais uma, ou mesmo uma data voltada aos casais. O Natal lá é algo mais comercial, olhando por outro ponto. Não espere muitas coisas religiosas lá. Em compensação, o Ano Novo é bastante sagrado para eles.
Mas é fato uma coisa: Mesmo não tendo muito significado para eles, muitos animes capricham (e botam capricho) em seus visuais natalinos.
Mas devo lembrar mais uma vez: Natal não é só uma data comercial, é de confraternização. Como eu disse acima, o ano todo você tem de agradecer pelo que tem, amar seus parentes e amigos, e não usar a desculpa do Natal para ser gentil com os outros enquanto no resto do ano não foi assim!
De qualquer forma, vamos aproveitar essa data tão linda. 
Desejo a vocês um Feliz Natal e um Ano-Novo Próspero! E que venha mais um ano bacana!

MÚSICA PARA ENCERRAR
LET IT GO

Nenhum comentário: