Translate

domingo, 27 de setembro de 2015

Analisando- Em busca dos Sete Pecados Capitais com Nanatsu no Taizai.

E você achando que só FMA lidava com Pecados Capitais...

Por MIKA

Tirando os atrasos dos reviews. pedimos desculpas pela demora. 

Se existe um anime de sucesso de 2014 além de Shigatsu e Tokyo Ghoul? A resposta é Nanatsu no Taizai, conhecido no Ocidente como The Seven Deadly Sins.  Baseado num mangá de Nakaba Suzuki, um ex-assistente de Hiro Mashima, o autor de Fairy Tail. Nanatsu é com certeza um dos mangás e animes mais populares da atualidade, e é até considerado o “Novo Dragon Ball”. Mas porque esse sucesso todo? Ele é só mais um shonen de luta genérico ou tem algo à mais nele? Vale lembrar que este texto vai mais por minha opinião, por isso podem me criticar nos comentários e dizer sua opinião sobre o anime em questão. Vamos?

A história

Em um mundo de fantasia medieval onde não havia divisão entre humanos e animas, existia um reino protegido por cavaleiros, o Reino de Liones. Dez anos antes, um grupo de Cavaleiros conhecidos como Sete Pecados Capitais (Nanatsu no Taizai) foi acusado de terem matado o líder dos Cavaleiros Sagrados, e de tentarem tomar o Reino. Nos dias atuais, eles ainda são procurados como criminosos, e existem boatos de que estão mortos. Certo dia, os Cavaleiros Sagrados prendem o rei e tomam o reino. A última princesa do reino, a princesa Elizabeth, foge e saí em busca daqueles que ela acredita serem os únicos capazes de salvar o reino: Os Sete Pecados Capitais.

Considerações Técnicas

Nanatsu no Taizai possui uma vasta quantidade de personagens carismáticos e um pouco clichês, mas divertidos à sua maneira.

A começar com Meliodas, o protagonista e pecado da ira. Um garoto bastante poderoso, carismático, tarado e que cumpre bem sua função como protagonista de shonen. Por traz de toda a atitude brincalhona do pivete Meliodas existem muitos questionamentos como “Porque em 10 anos ele não mudou nada?”, “Porque carregar uma espada quebrada?” e “Porque raios o porco fala?”.

Elizabeth e Hawk são os personagens principais. Se Meliodas seria como um Natsu da Fairy Tail, Elizabeth é como a Lucy e Hawk, o Happy. Elizabeth é a princesa meiga, doce, peituda e “inocente”, que é alvo das perversões de Meliodas. Já Hawk é um porco um pouco reclamão, que tenta sempre impedir Meliodas de fazer suas taradices. No geral, ambos também são excelentes personagens.

Diane e King são outros bons personagens. A gigante Diane, o pecado da inveja, tem seus momentos de fofura e outros de pura fofura. Ela é engraçada, fofa, tem algumas atitudes agressivas, mas sempre pensa no melhor para seus companheiros. A fada King, o pecado da preguiça, tenta se passar de sério, mas no geral é bem tímido e é apaixonado por Diane, e sempre está disposto a lutar por ela. Outro personagem carismático.

E por fim, meu favorito, Ban, o imortal, o pecado da ganância. Tem um jeito meio de malandro, é bastante sarcástico e é bem ousado. Ele também guarda uma grande tristeza em seu coração, pois viu uma pessoa querida se sacrificar por ele. É um personagem muito foda na moral, o pecado da ganância sempre é foda, tanto em Nanatsu quanto em Fullmetal Alchemist, o pecado da ganância é sempre o melhor pecado.

Não vou falar de todos os personagens, pois há muitos mesmos. Mas devo destacar, por exemplo, o Gilthunder. Ele é um cara sério, líder dos cavaleiros, bastante misterioso e que busca superar os Sete Pecados. É outro personagem que como vilão, fez bem seu papel, aliás, no anime tem uma reviravolta sobre ele que... O torna ainda mais foda.

O enredo de Nanatsu no Taizai é de um típico shonen: O protagonista foda, vilões em todos os lugares, porradas, super-poderes... A questão é a forma como ela se desenvolve: A história tem um humor por vezes bastante bobo e inocente, remetendo até mesmo aos tempos iniciais de Dragon Ball com algumas características de Fairy Tail. Tem lutas dantescas mescladas à uma comédia e a um drama que casam bem. Tem um ritmo bem acelerado, acelerado mesmo, ao ponto de todos os problemas se resolverem de uma vez.

Embora Meliodas seja o herói da trama, cada personagem tem seu momento de brilhar. Existe um bom equilíbrio tanto dentro dos Sete Pecados como fora deles. Aliás, a apresentação de cada um é feita de uma forma única.

Os personagens são, de tão carismáticos, ajudam Nanatsu a se tornar uma aventura que, da forma como é contada, precisa estar acompanhada daqueles personagens e até antes da metade dos mangás/episódios você já se sente parte integrante daquele universo e a necessidade de ler/assistir mais.

Talvez o maior defeito do anime seja o ecchi e o ritmo acelerado mesmo. Embora animes lentos tendem a ser cansativos, Nanatsu se acelera de tal forma que você basicamente se perde um pouco na trama, quando vê, já está em outro arco de lutas, sendo que o anterior mal terminou. E o ecchi, embora seja usado como humor (e funciona bem como esse tipo de ferramenta), para quem não gosta do gênero, pode acabar se chateando com Nanatsu. Além disso, apesar de seu mangá ser um título ainda em publicação é difícil de saber se irá encerrar em breve ou entrará para o hall de “mangás infinitos”, o que pode acaba por fazer o anime só mostrar metade do mangá. Mas é louvável que tenhamos poucos fillers na trama.

A animação é boa, o estúdio A-1 Pictures (Fairy Tail, Ao no Exorcist, Sword Art Online, Magi, Kuroshitsuji , Gate e outros), fez um bom trabalho. O CG estava bom, e havia poucos erros na animação.

A dublagem também estava boa, com Yuki Kaji (Eren de Shingeki no Kyojin, Alibabá de Magi, Kou de Aoharaido, Finny de Kuroshitsuji, e uma caralhada de outros personagens) como Meliodas; Sora Amamiya (Akame de Akame ga Kill, Kaede de Isshukan Friends, Touka de Tokyo Ghoul  linda, te amo!,  Miia de Monster Musume no Iru Nichijou, e outros) como Elizabeth; Aoi Yuuki (Madoka de Madoka Magica, Ichigo de Yumeiro Patissiêre, Konno Yuki de Sword Art Online, Krull de Owari no Seraph, Noa de Yamada-kun to Nananin no Majo, Iris de Pokémon Black&White, e uma caralhada de outros personagens) como Diane; Jun Fukuyama (Lelouch de Code Geass, Watanuki de xxxHolic, Grell de Kuroshitsuji, Yukio de Ao no Exorcist, Haruka de Yamada-kun to Nananin no Majo, Koro-sensei de Assassination Classroom, e uma caralhada de outros personagens) como King; Tatsuhisa Suzuki (Makoto de Free, Yoshida Haru de Tonari no Kaibutsu-kun,Hiromi de Kyoukai no Kanata) como Ban; Mamoru Miyano (Light/Raito/Kira de Death Note, Rin de Free, Ling de Fullmetal Alchemist Brotherhood,) como Gilthunder... Enfim, um excelente elenco.

Comentários Gerais

Nanatsu no Taizai é um belo exemplo de shonen honesto. É louvável ver que ele foi fiel à sua proposta do começo ao fim. Se eu recomendo? Para os amantes do gênero, é um prato cheio. Para quem não curte shonens, então é melhor passar longe.

Sobre segunda temporada, ainda é incerto, mas quem sabe tenhamos algum anúncio?
*ATUALIZAÇÃO: Foi confirmado no Twitter oficial da série uma segunda temporada.

Nenhum comentário: