Translate

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Especial: Superman é baseado em Jesus Cristo?

Um post especial para a sexta-feira santa

Por MIKA

Hoje é sexta-feira santa, dia em que Jesus é crucificado e morrer por nós, segundo a Bíblia. E, aproveitando isso, nós do SYO decidimos fazer um post para levantar uma questão muito interessante: A de que o popular super-herói Superman teria tido como fonte de inspiração o messias salvador Jesus.
A primeira coisa a se fazer antes é o seguinte aviso: Nós não temos o intuito de denegrir a crença ou religião de ninguém! Nem de criar uma briga entre religiões! A ideia aqui é apontar as semelhanças entre dois personagens ícones, independente da crença neles ou não (e só para constar, em nenhum momento afirmaremos que Superman é Jesus, mas que apenas sofreu influências de Cristo). Todos somos livres para acreditar no que quisermos, e especialmente, devemos respeitar as opiniões, religiões e crenças alheias, uma vez que no mundo somos mais de 7 bilhões, e cada um crê no que quiser, sem precisar que outro opine. Por isso, não fique nos comentários nos xingando de Satanistas ou algo do tipo, e nem venha com o papo de que devemos seguir tais dogmas e tal, que não temos a intenção de criar esse tipo de debate. Qualquer comentário assim será deletado! Agradecemos a compreensão. 

Criado por Joe Shuster e Jerry Siegel,  Superman teve sua primeira aparição em 1938. Vindo a se tornar o maior de todos os super heróis já criados. Mas há fatos inegáveis sobre a história do nosso querido azulão que podem ser associados a maior história conhecida pela humanidade.
Inicialmente essa não era a intenção dos criadores, que por curiosidade eram judeus, A ideia era de um humano viajando para um planeta alienígena, mas depois de pensarem mais, inverteram tudo e colocaram o herói num ambiente familiar. A história do herói era para ser somente uma metáfora sobre a família. Somente mais tarde, quando decidiram contar a origem do personagem, em 1940, eles perceberam que poderiam inserir alguns simbolismos que remetessem à Bíblia, em especial, a Jesus (embora muitos afirmem que inicialmente Superman teria sido baseado em Moisés, outra figura bíblica de suma importância, principalmente para os hebreus, atuais judeus). Eles usaram a Bíblia para dar características ao herói como Super-força, vinda da história de Sansão, e os ideais de liberdade, que teriam sido inspirados em Moisés. Como na época os Estados Unidos passavam por uma grande recessão e pela Segunda Guerra, seus criadores pensaram no herói como uma forma de "messias" que trouxesse esperança, inspiração e justiça para as pessoas, em especial para os jovens que consumiam mais os gibis. E assim Superman se tornou uma espécie de "Jesus Moderno' dentro dos quadrinhos, e que embora tenha sido esquecida, foi recentemente no filme O Homem de Aço, de 2013, que essas características foram resgatadas, tanto que o próprio diretor do filme, Zack Snyder, compara o herói com Jesus, que é algo bem claro no longa.

Mas quais poderiam ser as semelhanças?
Vamos a 10 fatos que indicam isso:

1- O nome: Como todos (ou a maioria) sabem, o nome de nascimento do Superman é Kal-El.
“Kal”vem a ser seu nome e “El” seria como sobrenome .
Na língua hebraica, “El” (Elohim) é uma palavra que pode ser usada para se referir a divindades, no caso da bíblia, Deus.
Ou seja Kal seria um filho de "Deus". O nome do personagem tem literalmente este significado!
No filme "O Homem de Aço", Superman é o único kriptoniano nascido de parto normal e não criado em laboratório, como foi referido em algumas HQs (como a de cima) e no próprio filme, onde crianças do mesmo tipo surgem desta forma. Interessante notar que essa parte faz referência ao livro "Admirável Mundo Novo".

2- Pais: Da mesma forma que Deus envia seu filho para a Terra para salvar e disseminar esperança e paz à humanidade, os “El”, Jor e Lara, enviam Kal ao nosso planeta com o mesmo propósito. Engana-se quem acha que foi só com o intuito de o livrar da destruição de seu planeta natal, mas com o conhecimento de que nosso mundo o tornaria especial entre os humanos e na confiança de que viria, um dia, a proteger e defender os mesmos.
Podemos lembrar da citação de Jor-El: "Tudo o que sou, tudo o que sei eu transmito a você, meu filho. E o filho se torna o pai e o pai se torna o filho", parecida com a passagem do texto de João (bíblia) "Eu e o Pai somos um".
Ambas as frases identificando a uni-presença entre pai e filho.
Já os pais adotivos de Clark, Martha e Jonathan Kent, representariam os pais de Jesus, Maria e José (Mary e Joseph), respectivamente (até há semelhança nas iniciais).
Na Era de Ouro, curiosamente seus nomes eram John e Mary.
Tendo ainda como conhecimento que Jonathan (John) possui “Joseph” como seu nome do meio, ou seja Jonathan Joseph Kent.
Para alguns, Jor-El seria uma espécie de alter-ego de Deus no Universo DC.

3- Infância e Origem Humilde: Sabemos que Jesus nasceu em Belém, uma cidade ao sul da Judeia. Sem lugar para ficar, Maria e José encontraram abrigo num estábulo. Horas depois, Maria daria à luz a Jesus ali mesmo.
Com Kal-El não foi muito diferente. Ao sua nave cair na Terra, encontraria a pequena cidade de Smallville no Kansas. Kal seria, minutos depois, encontrado por seus pais adotivos e levado para viver com eles em sua fazenda. A nave, inclusive é escondida num celeiro, e foi num celeiro que Jesus nasceu.
A fazenda Kent era grande e atendia muito bem às necessidades de Jonathan e Martha. Porém, Smaville, sendo comparada com as demais cidades bem desenvolvidas, era considerada “medíocre” e seus habitantes uns grandes “caipiras” plantadores de milho.
Metrópoles representaria Belém...
A Infância de Superman, assim como a de Jesus. teria sido humilde.

4- A Jornada e o Começo da Jornada: Quando Superman atinge certa idade (que é referida como 30 ou 33 anos), ele vai até o Ártico numa jornada meio que espiritual, onde encontra o espírito de seu pai num local que ficaria conhecido como Fortaleza da Solidão. Jesus também fez sua jornada ao atingir certa idade, só que pelo deserto, por 40 dias e várias vezes é tentado pelo mal (lê-se "Satanás"), ate´encontrar-se com Deus. Tanto Jor-El quanto Deus falam com uma voz alta e pacífica, Além disso, foi nesta idade que tanto Jesus quanto Superman  iniciaram suas missões: Jesus reúne discípulos e espalha os ensinamentos de amor e paz de seu pai, Superman saí em busca da verdade e da justiça, salvando os fracos e oprimidos. 
A Fortaleza da Solidão no filme "O Homem de Aço"

5- Fonte de Poder: Enquanto Jesus tem seus poderes provenientes do divino, ou seja, dos Céus, Superman as recebe da luz solar. 

Dependendo da religião, Jesus é referido como um simples profeta que recebeu poderes divinos ou um semideus que veio a Terra para salvar a Humanidade. 

6- A Bondade: Mesmo tendo o poder de extinguir todo e qualquer um que for contra seu conceito de vida ou que tentar entrar em seu caminho, ambos lutam pelo livre arbítrio do povo.
Apenas espalhando o bem e lutando pela verdade, na espera de que as pessoas sigam o exemplo deles, mas nunca obrigando ninguém. Esse é um dos motivos de Superman não se candidatar à presidência.
Lembrando que esse conceito é sobre o" fazer pensar", claro que Superman não evitaria esforços para dar alguns bons socos em nome da justiça, quando fosse necessário defender alguém.
E não levando em conta os vários paralelos conhecidos, apenas tendo como base o Superman da Terra 1, aquela que mais estamos acostumados. 
Mas é interessante notar que muitas vezes o Superman contrariou seus próprios princípios, como no jogo Injustice: Gods Among Us, onde ele se tornou um tirano sobre a Terra. Lembrando que não estamos igualando-o com Jesus, e para aqueles que acham isso, aqui afirmo eu que a diferença é que Jesus jamais se tornou um tirano, ele sempre foi o símbolo da liberdade. Eu até poderia me aprofundar mais no assunto e falar uma opinião pessoal sobre isso, mas não ou querer me aprofundar disso para não sair do foco.
Sabemos que Jesus nunca se desviou de sue caminho, mesmo Satã tentando-o a ir para o "Lado Negro da Força". Jesus teve como principal característica perdoar até mesmo que o fez mal, e nunca guardar ódio em sue coração. Superman, porém, já fez isso milhares de vezes, provando que ele não é um ser divino como Jesus, apenas um personagem que tem influências do mesmo mas não se iguala a ele.

7- O Oposto e os inimigos: Se o oposto de Cristo é o Anticristo, é válido dizer que no caso o do Superman seria o Bizarro, devido a não só ser um clone do Superman com poderes alterados (como em vez de sopro congelante, é "sopro de calor" ou visão de calor ser "visão fria"), mas pelos princípios serem o oposto, com pura maldade (mesmo Bizarro sendo muitas vezes referido como um ser que não é mal, mas sim burro e que acaba mais atrapalhando do que ajudando). Além disso, personagens como Lex Luthor, segundo alguns teoristas, seria como a representação do Império Romano, visto que Luthor é dono de um grande "império" industrial e não crê em Superman como um ser bondoso. Alguns inclusive afirmam que Lex Luthor poderia ser a representação do próprio Judas, pois Luthor teria sido amigo de Superman na infância para depois traí-lo, ou mesmo de Satã, quando certa vez Luthor tenta Superman ao "Reino da Terra", como Satã tentava fazer com Jesus. Já o Apocalipse, como o próprio nome diz, seria uma espécie de representação de Satã ou Lúcifer, que querem trazer o fim para à Humanidade.  Lembrando que isso tudo aqui são teorias, ou seja, nada confirmado. 

Bizarro seria o Anticristo.

8- O Símbolo: O famoso "diamante com um 'S' no centro" do Superman pode ter um significado especial: Teoricamente ele representaria um triângulo, o símbolo da trindade (O Pai, O Filho e O Espírito Santo). Esse símbolo representaria a relação de Deus com os homens em seu presente, o próprio filho, com a humanidade. Mas não para por aí: O tão famoso significado do Simbolo da casa dos "El" foi revisado em 2013.
No filme Man of Steel, Lois Lane questiona o significado do "S" no uniforme do Superman, ele a explica que, em seu mundo, aquilo não é um "S", mas sim, um simbolo para Esperança.
Seria como dizer que, enviado para a Terra, Kal-El traria novamente esperança para seus habitantes, os guiando em suas jornadas.
O Famoso "S" não significa "S de Superman", como ficou rotulado durante anos, mas sim um a "Esperança". 


9- Sacrifício e Ressurreição: Segundo a Bíblia, Jesus morre pelo bem da humanidade e depois ressuscita e ergue para os céus. Na saga 'A Morte do Superman", o herói também se sacrifica para salvar a humanidade, e depois retorna dos mortos. Além disso, quando Jesus está na cruz, ele diz "Pai, perdoa-lhes; pois não sabem o que fazem." (Lucas 23:34) - imediatamente ao ser crucificado; em uma história Superman diz algo parecido, quando ele é amarrado por homens em uma estaca de madeira. 
Edição da "Brave and Bold" de 1960, que mostra um paralelo entre Jesus e Superman. 

10- A Aparência e outras representações: Isto tem mais a ver com o filme "O Homem de Aço". Tanto Superman quanto Jor-El aparecem no filme de barba, e sabemos todos que Jesus e Deus são constantemente representados com barba. Além do fato que várias vezes Superman fica com os braços estendido, como jesus na cruz, Segundo o diretor do filme Zack Snyder "A relação entre Jesus Cristo e Superman não foi inventada por nós. Existe desde a criação do personagem. Mas é uma dessas coisas que desapareceram nas últimas décadas... eu achei que deveríamos voltar a falar dessa mitologia e da importância desse personagem e sua relevância para o momento". Ele ainda completa "A mitologia da história estabelece um paralelo interessante com a história de Cristo, dando uma camada de interesse extra ao filme. Filosofia, religião, respeito aos quadrinhos, tudo isso nos interessou".  Snyder também explica que: "Nosso objetivo foi pegar um quadrinho e levá-los às telas da melhor maneira possível, sem preocupações com realismo e fatos do mundo real. É uma obra de ficção, mas com preocupações verdadeiras sobre o que ela representa. Superman   é uma metáfora sobre encontrar seu lugar no mundo, para essa jornada. Todo mundo é incompreendido quando jovem, quando criança. Esse um sentimento universal"
Já o roteirista David Goyer, "todos conseguem se identificar com não ser compreendido e buscar seu lugar no mundo. Mas a grande diferença é que Kal-El tem a responsabilidade de escolher entre mudar o planeta ou não. Ele conta com os ensinamentos de seus pais para escolher, mas ao final é a voz de seu pai biológico, Jor-El, que o guia na decisão definitiva. Kryptonianos não escolhem seus destinos - essa é a diferença fundamental entre os humanos e eles". E mais: "O mito de Moisés é outra influência. Superman tem raízes no Novo e também no Velho Testamento. Ele é um personagem messiânico e ao mesmo tempo meio Beowulf, meio Gilgamesh, entre outros heróis clássicos que representam a conciliação entre os deuses e nós".

E é isso, pessoal. Antes de encerrar, devo lembrar que não estamos aqui para falar que Superman é igual ou superior à Jesus. Ambos tem suas similaridades, mas tem também suas diferenças, e não estamos aqui para afirmar que Superman é Jesus ou vice-versa. Sendo Superman inspirado em Jesus, isso não é algo profano, "do capeta", pelo contrário: É um sinal que a influência de Jesus é tão grande que muitos tentam seguir seus passos, e personagens com doutrinas iguais podem surgir. Mas o melhor é que eles surjam na vida real. Não vou discutir o que é certo ou errado ou sobre religião, mas independente de qual seja sua religião ou crença, o importante é saber amar e respeitar. respeite a crença dos outros, respeite a opinião dos outros, e saiba amar seus amigos, sua família e até mesmo seus inimigos. 
Por isso me despeço aqui dizendo Feliz Páscoa e que a paz esteja com vocês, seja lá qual religião sigam. 

2 comentários:

Osz. disse...

Não é baseado em Cristo. É baseado na história de Moisés(mais os poderes de Sansão), da Torá e não da Bíblia (embora o Antigo Testamento seja baseado na Torá). Ele é o órfão lançado ao rio em um berço e criado por pais de outra cultura. Não é "por acaso" que os autores são Judeus é básico para o desenvolvimento do Personagem.

Segue em frente disse...

Perfeito, gostei dessa matéria informativa, eu já sabia que se tratava de ser um herói semelhante a Cristo, aqui ficou bem explicadinho, boa essa.