Translate

sábado, 26 de julho de 2014

O fim do entretenimento infantil no Brasil?

Pelo menos é o que dá a entender... Ou não.

Por MIKA
Esta semana saiu uma lei muito estranha, tão estranha que chega a parecer mentira. A coisa é o seguinte: Parece que foi aprovado uma lei que muitos dizem que vai prejudicar os otakus e fãs de quadrinhos. Ou pelo menos é o que o povo tá botando na cabeça. A origem está na Resolução n.163 de 13 março de 2014 do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que proíbe publicidade infantil no Brasil. Rapidamente espalharam-se notícias afirmando que a resolução determinaria o fim dos quadrinhos nacionais, o fim dos desenhos infantis na televisão e demais previsões apocalípticas. Parece mentira, não? Será mesmo?
Infelizmente nos tempos de Internet as pessoas leem as três primeiras linhas de qualquer coisa e param por aí, já com a opinião a respeito formada. E se você chegou até aqui sua pergunta foi a mesma que a minha quando li tais opiniões: elas têm algum tipo de fundamento?
Vamos por partes.
A lei diz o seguinte:
"Art. 1º Esta Resolução dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente, em conformidade com a política nacional de atendimento da criança e do adolescente prevista nos arts. 86 e 87, incisos I, III, V, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990."
Ok, foi só um parágrafo desta nova lei que fez todos entrarem em pânico. Tal fato foi ao ponto de quererem um abaixo-assinado. Mas vamos tentar entender melhor o que está havendo.
Ali diz que é abusividade. É proibido abusar. Existem motivos para isso, lógico: Talvez a obesidade infantil oferecida por comidas calóricas. Até esse ponto eu concordo que inibam um pouco, mas acho que se forem aplicar uma lei assim, não deve ser uma ditadura. Vejam, amigos, o pânico veio por que muitos interpretaram que com isso tudo relacionado a infância vai acabar. Só para tentarem entender o que eu estou dizendo, assistam antes o video do Gameplayrj. O video é a opinião dele, por isso, não pare de ler este post após ver o video.

Agora, vamos parar e pensar um pouco: O que os caras do poder ganhariam proibindo as marcas de exibirem seus produtos aqui? Consequentemente, fazendo isso, muitas empresas deixariam o Brasil e acabaremos perdendo muita grana. Então por que diabos os políticos que sei que pensam em seu dinheiro, iriam tomar uma medida que os prejudicassem? Aumentar o preço da passagem faz mais sentido, é para ganhar mais dinheiro, mas aprovarem uma lei assim, o que querem com isso?
O estranho são esses trechos:
“Considera-se abusiva, em razão da política nacional de atendimento da criança e do adolescente, a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço e utilizando-se, dentre outros, dos seguintes aspectos:
I – linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores;
II – trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança;
III – representação de criança;
IV – pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil;
V – personagens ou apresentadores infantis;
VI – desenho animado ou de animação;
VII – bonecos ou similares;
VIII – promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; e
IX – promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil”.

Mas afinal, o que querem dizer com isso???
Vejam, ali diz sobre ABUSIVIDADE. Neste caso é o que falei antes, poderia ser apenas para acabar com a obesidade infantil. E, convenhamos, esses abusos precisam ser combatidos mesmo. Penso eu que ninguém deveria ser induzido a comprar nada, nem mesmo nas propagandas dirigidas a adultos.
Creio que os profissionais de propaganda precisam aprender mais com os de marketing. No marketing, procura-se identificar a necessidade de um cliente e oferecer uma solução para ela. Já a propaganda, o que faz geralmente é INVENTAR uma necessidade que a pessoa não tem e trazer uma "solução" para ela.
Qual necessidade a propaganda da Barbie vai suprir numa criança? Se a resposta for "nenhuma", então essa propaganda, de fato, não tem porque existir.
E tem mais: Não é a TV o o Governo que determina o que a criança vê, mas são os pais. Neste caso, um pai ele tem de ter consciência de que ele tem de falar "NÃO!" de vez em quando. No caso, quem compra os produtos são os pais, as crianças apenas pedem. Por isso, você que é pai ou mãe, é você quem tem de cuidar do seu filho, não o governo. Educar e determinar o que ele vê na TV é função sua.
Mas ainda sim, tem coisas que eu discordo. Acho que mostrar o produto pelo menos é o mínimo, não acredito que possam anunciar algo sem mostrar do que se trata. Pra começo de conversas, grande parte dos produtos que adquirimos são licenciados, então proibir licenciamentos é acabar com o mercado do entretenimento. No caso de quadrinhos, podem colocar faixa etária, pelo menos isso. Mas não precisam tirar tudo. Se fizerem isso, Brasil entra em crise! É claro que tem o fato de eu achar um absurdo o Estado querer tirar autonomia dos pais, mas ainda quero acreditar que os governadores não iriam querer perder sue dinheiro, pois a Disney iria picar a mula se isso ocorresse de forma extremista, e olha só, é a Disney com quem a Globo tem parceria. Como uma emissora grande ficaria sem seu apoio do Mickey? Tá, a Globo ainda se vira com o que tem, mas não é de hoje que ela tá sofrendo uma crise de audiência. Outras emissoras que já tem audiência baixa iriam sofrer com isso. E se essa lei afetar canais infantis de TV à cabo? Neet e Sky iriam perder parte de seus clientes, pois não teriam mais como exibir desenhos.
E no que isso tudo daria? Revoltas, protestos, quebra-quebra, processos. E é ano de eleição! Como será que ficaria a situação? Algum político ou partido aceitaria passar por uma crise que impediria-o de tomar o poder?
Olha, meu texto pode tá uma merda, sei que tem gente que já tá falando que eu só falo merda. Talvez este texto esteja bem inferior a outros por aí. Mas o que eu estou falando aqui é apenas o que eu quero tentar entender. Não sei como vai funcionar essa lei, e acho que é meio absurdo proibirem quadrinhos, pois parte do dinheiro gerado no mundo vem do entretenimento. Acredito eu que o que eles poderiam fazer nesta lei é proibir propagandas de incentivarem as crianças a consumirem só coisas gordurosas, por exemplo. Não sei como vai operar, mas se tal lei foi aprovada, a única coisa que eu acho que se eles fizerem vai ser um tiro pela culatra é justamente o cenário apocalíptico que todos imaginaram. Com os protestos de 2013, nenhum político quer ter funcionários desempregados e fãs alucinados causando quebra-quebra, ainda mais em ano de eleição!
Fora que é meio ilógico que com tanta novela mostrando mulher pelada e barraco eles queiram barrar desenhos que, muitas vezes, são educativos (como os da TV Cultura) com o argumento que eles prejudicam a mente das crianças. WTF? Sei que nossas crianças não estão mais inocentes, mas ainda são crianças.
Se os políticos querem o não foder com eles mesmo, proibindo o entretenimento infantil, então eles vão estar fodendo com eles mesmos.
Mas ainda fica a dúvida: No que vai dar essa lei? Quem vai sofrer com ela? Será que esse cenário vai se concretizar, ou se limitará apenas em produtos abusivos?
Esta é minha opinião, agora cabe a vocês nos comentários a dizerem a opinião de vocês.

Nenhum comentário: