Translate

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SYO Tops: Games Essenciais

Quer jogar?

Por MIKA

Fazer listas agora parece ter virado mania aqui no Sekai Yume Otaku, visto que já fizemos uma de animes tristes e outra dos melhores animes de 2013.
E nós, do Sekai Yume Otaku, preparamos uma nova lista, desta vez dos games. E não são 10 jogos. Há! Desta vez, são 20 para você jogar! Como tem muitos bons, decidimos então colocar pelo menos 20 para assim você ter mais opções de escolha. Para esta seleção, levamos em conta não só o nosso gosto pessoal, como também o nível de popularidade e o número de consoles disponíveis para os jogos. Analisamos e fizemos estatísticas de quantos jogaram determinados jogos e quantos aprovaram, além de avaliarmos a jogabilidade de cada um, a história e os gráficos e as opções que temos dentro deles. Enfim, deu um trabalhão, mas aqui está a lista!
E vale reforçar: Esse post é apenas uma lista com o gosto pessoal e de jogos que em nossa opinião se destacaram. Provavelmente alguma coisa que você gosta acabou ficando de fora, e alguns irão discordar de termos colocado tal jogo na lista. Mas é para isso que serve a nossa parte de comentários, coloque lá o jogo que faltou e o porquê de você gostar tanto! E coloque também o jogo que você acha que não deveria estar nesta lista. Afinal, a ideia é justamente fazer com que vocês interajam e possam opinar e dizer quais são os games que você mais gosta de jogar.
Agora pegue os jogos dessa lista que você acha que são mais legais e adequados ao seu gosto (e que estão disponíveis para seu console) e faça divirta-se com brincadeiras, pancadas, desafios e muito mais. Só não se esqueça de dar uma pausa de vez em quando para tomar banho, comer e ir ao banheiro. E não fique só jogando o dia todo. Vá ao parque anda de bicicleta ou sair com os amigos nas horas vagas.
Vamos começar o jogo?

20- Sunday vs Magazine
Em 2009, duas revistas de mangás shonens (Shonen Sunday e Shonen Magazine) completavam 50 anos. E, aproveitando-se disso, a empresa Konami lançou um game de luta envolvendo os personagens das duas editoras. Trata-se de Sunday vs Magazine: Shūketsu Chōjō Daikessen, um jogo inteiramente em 2D para Playstation Portable (PSP) e de Single-Player (um jogador). Nele, você pode fazer lutas crossovers entre todos os 29 personagens do jogo (parte da Sunday, parte da Magazine), e realizar missões diversas. Eu recomendo porque, gente, o que acham de uma luta do Natsu de Fairy Tail contra o InuYasha? Ou do Ippo de Hajime no Ippo contra o Negi de Negima? Pois neste jogo é possível. Além deles, Lucy (Fairy Tail), Minami (Air Gear) Ban Mido (GetBackers), Sumimura (Kekkaishi), Hayate (Hayate no Gotoku) e Onime-no-Kyo (Samurai Deeper Kyo) também participam. Enfim, uma seleção para você fazer lutas e mais lutas. Bem que podiam lançar uma continuação, com a participação de outros personagens tanto da Shonen Sunday quanto da Shonen Magazine, como Aladim (Magi-The Labyrinth of Magic), Haru (Rave Master) e Jinbei (Mushibugyou).

19- Guitar Hero
Com várias versões para Gibson SG, PC, Playstation 2, Playstation 3, Xbox 360 e até mesmo para Will, Guitar Hero foi o primeiro game musical a conseguir sucesso absoluto. Esse sucesso nem é por menos, pois nenhum outro game na história trazia uma trilha sonora tão eletrizante que pudesse agradar a todos e que trouxe um novo fôlego para a indústria musical. Eu nunca consegui acertar as notas do Guitar Hero, mas devo concordar que nunca joguei outro jogo musical tão bom quanto este. Você se sente como se estivesse em um show de verdade, e pode tocar músicas de suas bandas favoritas! Aerosmith, Iron Maiden, Metallica, AC/DC, Rolling Stones, Black Sabbath e muitos outros, você pode executar, principalmente em versões mais recentes. Por isso, se você é um amante de rock, experimente este jogo.

18- Amnesia: The Dark Descent
Imagine que você acorda em um castelo sombrio, não se lembra de nada (nem de como e por que foi parar naquele lugar, nem onde você está) e ainda descobre que está sendo caçado. Pois é, Daniel, o protagonista de Amnesia está passando por isso. Neste jogo para PC, você tem que ficar atento a “tarefas” que, pouco a pouco, clareiam a mente de Daniel, exigência para que ele descubra como ficar vivo neste jogo. O problema é que várias delas são pura alucinação, que são pioradas conforme aumenta o clima dark que permeia o jogo todo. Com certeza, Amnesia é um dos melhores games de horror de todos os tempos, perdendo apenas para certa franquia desta lista. Recomendo para quem quiser sentir um friozinho na barriga e/ou quiser ter uma experiência alucinante e enigmática. É de pirar qualquer um.


17- Mortal Kombat 9
Mortal Kombat foi um jogo que revolucionou o gênero de luta devido as sua violência gratuita. Todo mundo queria dar um Fatalitie, e Sub-Zero e Scorpion, com certeza, são os mais queridos. E não pude me esquecer desta série. Mortal Kombat 9 (para Playstation 3, Playstation Vita, Microsoft Windows e Xbox 360) é um jogo foda, com gráficos bonitos, golpes fantásticos e destruidores (com direito a visão de raio X para mostrar ossos quebrando) e uma história de tirar o fôlego, que, em minha opinião, é a melhor de todas da franquia. A violência continua a mesma, mas com estes gráficos, fica tudo mais realista. Enfim, acredito que vale a pena jogar este jogo. Pode não ser o melhor da franquia, mas ainda sim serve para se divertir bastante. Um último lembrete: Kratos de God of War e Freddy Krueger dos filmes de A Hora do Pesadelo aparecem como personagens jogáveis neste jogo.

16- Super Mario Bros.

Criado por Shigeru Miyamoto, o nosso querido encanador (sim, ele é um encanador, para quem não sabe) já conquistou milhares fãs ao redor do mundo. Você já deve de ter jogado este jogo de 1985, mas digo mais: Você deve jogar este jogo. Apesar de ser antigo, Super Mario Bros foi o jogo que nos apresentou este personagem tão famoso e querido. Vale a pena ver como tudo começou, ou ainda matar sua nostalgia. E a musiquinha, então? Quem não se lembra dela? Por isso, digo mais: Super Mario Bros é o jogo que com certeza foi o mais jogado de sua época e um dos mais jogados até hoje.

15- Sonic the Hedgehog CD
A maior concorrente da Nintendo, a SEGA, criou um personagem muito fofo bastante conhecido: o Sonic. Sendo sincero, os jogos do Sonic são, para mim o redator deste post, melhores que o do Mário Bros. Talvez o Sonic seja até mais famoso que o Mickey Mouse! Enfim, com tantos jogos lançados com o nosso querido ouriço azul (tem gente que até hoje não sabe que o Sonic é um ouriço) um dos melhores para os fãs é Sonic The Hedgehog CD, de 1993 e para várias plataformas. Há duas versões para este jogo: Uma japonesa e outra americana. E posso dizer que você ficará muito satisfeito jogando este jogo. A jogabilidade é identica aos dos jogos anteriores. Só que apenas no act 3 se passa no tempo futuro, que pode ser bom ou ruim. Fora que neste jogo, pelo menos para mim, os gráficos são mais bonitos. Até hoje este jogo tem relançamentos, para vocês verem como Sonic ainda tem força. Recomendamos bastante!

14- Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3
E em 14º lugar fica um jogo do nosso querido (querido?) ninja loiro de laranja! Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 para Playstation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Possuí uma jogabilidade boa, com um mode story semelhante aos jogos anteriores.  Porém, eu diria que os gráficos estão ainda melhores e mais próximos do anime original, tanto que parece até que você está vendo o anime, mais ao mesmo tempo, está manipulando tudo o que ocorre ali dentro. Com vários personagens da série (alguns nostálgicos), este jogo vai proporcionar ao jogador uma experiência nova e muito divertida, onde você joga com seu personagem favorito (eu, o cara que está fazendo este texto, aproveitaria e iria jogar com a gostosa da Hinata)! E ainda, há uma versão do Naruto usando a roupa do Goku e fazendo um Rasengan-Kamehameha. Ah, e essa coisa de se movimentar para todos os lados em um cenário de um ângulo de 360 graus é algo genial! Tipo, você dá porrada no adversário de vários ângulos! Fora que, aqueles que odeiam o Naruto, podem usar o Sasuke ou qualquer personagem foda para dar uma surra no ninja irritante! É sério gente, eu faria isso usando o Tobi... 


13- Silent Hill 2
Uma das maiores franquias de jogos de horror possui um dos melhores jogos já feitos. Silent Hill 2 ocorre na perspectiva em terceira pessoa, com diversos ângulos de câmera para diferentes lugares do mapa. Em alguns casos, a câmera simplesmente fica posicionada atrás da visão do personagem. A tela principal não informa nada ao jogador, que é obrigado a verificar a sua energia ou munição através do inventário. Também não há nenhum mapa em nenhum canto da tela, o que, consequentemente, faz o jogador selecionar constantemente a função de ver o mapa (para os preguiçosos de plantão, isso é ruim. Por isso, deixe a preguiça de lado!). Recomendamos este jogo por ser extremamente assustador! Ele tem desafios e enigmas incríveis e tensos que fazem você pirar. É mais aterrorizante que o Amnesia. Portanto, jogue se quiser, pois depois de jogar, duvido que consiga dormir tranquilamente mais tarde.

12- Marvel vs Capcom
Imagine o que aconteceria se não tivessem tido a brilhante ideia de unir o universo da editora em quadrinhos Marvel com os vários mundos dos games da empresa Capcom? Ainda bem que isso ocorreu, e o resultado foi algo maravilhoso! Um game divertido, cheio de lutas e golpes fortes. Lutas inesperadas. Claro que sendo o primeiro da série, ele é inferior aos que vem em seguida. Ainda sim, me divirto bastante jogando com meu herói favorito, o Homem-Aranha, contra a gostosa da Chun-Li. Para terem uma noção, o sucesso foi tão grande que a maior rival da Marvel, a DC Comics, tentou fazer algo parecido, lançando o jogo Mortal Kombat vs DC Universe, que unia personagens da DC (como Batman e Superman) junto de personagens do Mortal Kombat (como Scorpion e Sub-Zero). É, infelizmente, esse plano não deu muito certo.

12- Street Fighter IV
O que torna o quarto jogo da franquia especial? Talvez seja os cenários 3D e a jogabilidade 2D, criando um verdadeiro efeito 2.5D. Fora que o Hadouken ficou lindo neste jogo! Jogar nele até que era bem fácil! O jogo possui características de basicamente todas as séries, com especiais ao estilo da série Alpha/Zero, e alguns golpes característicos da geração Street Fighter III (como por exemplo os "EX Moves": Ao executar um especial com 2 botões ao invés de apenas um, ele será mais potente). Este jogo não deve ficar de fora da nossa lista! Fora que é sempre um prazer jogar com a gostosa da Chun-Li.

11- Pokémon X/Y
“Temos de pegar... Pokémon!”; “Uoooo, são invencíveis, Pokémon!”... Ah, a infância é algo bonito! Jogar Pokémon no é algo único! E com os jogos novos de Pokémon, o X e o Y, a coisa fica melhor. Primeiramente, não temos o chato do Ash para encher (ainda bem que ele só tem no anime). Nos dois jogos, você tem cenários 3D, pode personalizar o protagonista (escolher nome, sexo, roupas, cor dos cabelos, cor dos olhos, o tom da pele), e o melhor: Você não precisa ficar horas treinando seus monstrinhos, o que era um negócio bem chato. Quer mais? Você pode interagir com treinadores do mundo todo! Por isso, X e Y estão garantidos na nossa lista!

10- The Sims 
Alguns podem dizer “The Sims é um jogo bem feminino!”, mas falando sério, este é um jogo que vicia tanto homens quanto mulheres. Aqui, você joga com você mesmo, vivendo sua própria vida e enfrentando desafios da sua própria vida. Esta foi a fórmula que fez The Sims ser um dos campeões de vendas de todos os tempos. Nem eu posso questionar o sucesso absoluto. Mas, confesso que The Sims é legal, e que você se diverte jogando. Por isso, ele fica em 10º lugar. Mas, se ele é tão famoso e tão divertido, por que 10º lugar? Bem, é que os que vem por aí são barras-pesadas.

09- God of War II
Se deixássemos Kratos de fora dessa lista, ele com certeza nos esmagaria.  Enfim, para Playstation 2, esta continuação consegue ser mais violenta que o primeiro jogo. Digam-me, como melhorar uma história que já era de fato épica? Colocando mais momentos homéricos do que havia em seu antecessor. Isto a Sony fez, além de facilitar a dificuldade (que podia ser muito frustrante), e incluir novas habilidades para o fantasma de Sparta. God of War 2 com certeza não poderia ficar de fora da nossa lista! Parabéns, Sony, por criar um jogo tão bom!

08- Ultimate Marvel vs Capcom 3
Se Marvel vs Capcom 3 já era bom, imagine o Ultimate Marvel vs Capcom 3? Esse é o foda dos fodas, não podia faltar! Para Xbox 360, Playstation 3 e Playstation Vita, este jogo supera não só o Marvel vs Capcom 3, mas todos os outros jogos da série! É tipo, uma versão turbinada do game, com mais personagens, golpes e cenários! Muitos gamers nostálgicos ficarão felizes com a aparição de Firebrand no jogo, enquanto os viciados em quadrinhos chorarão de alegria com a aparição de Motoqueiro Fantasma e Doutor Estranho. Os combates são mais rápidos, fluem melhores, e fazem do jogo uma distração perfeita para as crianças. Talvez alguns o critiquem por não possuir uma história. Porém, podemos imaginar uma nela com o que temos: Galactus, o devorador de mundos, quer papar os mundos da Marvel e da Capcom. Ainda sim, recomendamos bastante este jogo. Merecido 8º lugar!

07- Bioshock Infinite
Jogos costumam ser produtos comerciais com o objetivo de agradar o maior número de pessoas possíveis. Mas o designer do jogo Bioshock Infinite, Ken Levine, não parece ligar para isso. Correndo o risco de incomodar muitas pessoas, ele criou um ´timo jogo, que resvala temas polêmicos como o preconceito, violência e extremismo. Disponível para Xbox 360, Playstation 3 e PC, este jogo é uma ótima dica para quem procura uma narrativa branda, com cenários de espantar e um estado de graça do início ao fim.

06- The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Não, povo. Não nos esquecemos do Link. Antes de qualquer coisa, vou repetir mais uma vez pros desavisados: Zelda é o nome da princesa, porra!!! Cof, cof... Enfim, vamos ao que interessa. The Legend of Zelda surgiu em 1986, criação de Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, da Nintendo. Desde lá, a franquia rendeu 16 jogos - o último foi Skyward Sword (2011), para Wii. Todos sucessos, mas Ocarina foi de longe o mais estrondoso. Nenhum outro jogo de Zelda conseguir cativar tantos gamers como este. Sua jogabilidade é mediana, os gráficos são um tanto quanto estranhos. Mas o game tem uma temática difícil de explicar, algo que prende você até o fim. 6º lugar para o Link desse jogo.

05- Assassin’s Creed: Brotherhood

Calma, Ezio, não precisa apontar sua arma para nós! Não nos esquecemos de você (apesar dos games recentes de Assassin’s Creed estarem fazendo isso...). Assassin’s Creed: Brotherhood (para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows) deve ser o jogo mais famoso da franquia. Eu só a conheci através deste jogo. E de fato, ele vicia. De tão vicioso que daqui a pouco você vai começar a escalar muros, pular em caçambas (não façam isso que é perigoso!) e falar italiano. Brincadeiras a parte, eu vou dizer algo que, temos de ser sinceros: A história de God of War, perto da de Assassin’s Creed, parece ter sido escrita por uma criança! O fato da franquia se basear em eventos históricos faz do jogo algo sem igual! E quem sabe os Templáriso não existam mesmo! Leiam O Código Da Vinci, é uma boa leitura para quem gosta de jogar Assassin’s Creed.

04- Injustice: Gods Among Us
Quando digo que o Coringa é o vilão mais foda dos quadrinhos e do cinema, eu falo sério. E neste jogo, só pela história, eu comprovo isso. O jogo tem gráficos lindos, várias opções para você se divertir e uma história fodástica! Mano, quem diria que seria o Coringa a enlouquecer o Superman ao ponto dele ficar mal?! E o Batman acaba sendo o único a ter de derrotar o Homem de Aço. O jogo foi produzido pela  NetherRealm Studios, a antiga Midway. Sabe o que isso significa? Alô! Acorda! Este jogo é dos mesmos produtores de Mortal Kombat! Tanto que o diretor dele é ninguém menos que Ed Boon, um dos criadores da franquia violenta. E o Scorpion de Mortal Kombat é um dos personagens extras do jogo! Calma, não é um Mortal Kombat vs DC Universe novo não. Ele aparece como personagem extra, assim como o Freddy e o Kratos apareceram em MK9.

03- Kingdom Hearts

Imagine uma fusão entre o universo da cultuada franquia de games Final Fantasy com o universo mágico e infantil da Disney? Com certeza muita gente torceu o nariz quando esta ideia foi lançada em 2000. Mas este inusitado crossover, que estava fadado ao fracasso, deu muito certo! Kingdom Hearts, para Playstation 2, acabou se tornando tão conhecido quanto as duas marcas, e se tornou um dos games mais bem sucedidos de todos os tempos e um dos melhores RPG da atualidade, sem falar que agora é referência para qualquer RPG de ação. Ninguém imaginaria uma ideia tão original como esta. Com um protagonista original, em um mix de personagens de Final Fantasy (como Aerith, Squall, Cloud, Sephiroth, etc.) com os clássicos personagens da Disney (Mickey, Pateta, Donald, Aladdin, etc.), Kingdom Hearts tem de tudo para ser um excelente game. Ao lado de Marvel vs Capcom, Kingdom Hearts prova que crossovers inesperados podem dar certo (ás vezes, pois vocês se lembram bem de Mortal Kombat vs DC Universe)

02- Final Fantasy VII

Final Fantasy é uma das sagas mais clássicas de todos os tempos. A série de RPG da Square Enix nasceu como um tipo de “última cartada” da empresa, que na época se chamava apenas Square e estava para fechar as portas. O título fez tanto sucesso que acabou ganhando diversas sequências. Hoje, esta a franquia esta longe de ter um fim e já conta com mais de 13 títulos da saga principal, isso sem contar spin-offs. E nada justo não mencionar Final Fantasy VII, o primeiro jogo da franquia de uma geração – no caso o PSOne. É verdade que seus gráficos possam ser considerados datados para o padrão atual dos games, mas na época ele divertiu muita gente, e emocionou tantas outras. Não é a toa que até hoje vemos produções baseadas neste game, como filme, novos spin-offs, mangás e até animes. A história de Cloud, sua relação com o vilão Sephiroth e toda a saga para salvar o mundo dificilmente vai ser esquecida. Por isso, ele fica com o segundo mangá, e digo a vocês, joguem não só este jogo, mas outros tantos títulos da série Final Fantasy.

01- Grand Theft Auto V
 Com certeza, o melhor game já feito. GTA V é um dos jogos mais bem detalhados que já vi, de tal forma que parece algo bem real. Fora que a jogabilidade é boa, você faz umas missões legais, mas você também pode fazer o que quiser. O mapa da cidade em que o jogo se passa tem 45m², ou seja, é bem maior que os de Read Dead e GTA San Andreas juntos. Ou seja: Mais lugares para explorar, e mais loucuras a fazer. Para terem uma noção de onde vem a perfeição deste jogo, vejam o preço que sua produtora, a Rockstar, fez: US$ 265 milhões. Só para ter uma noção, filme recente do Superman, O Homem de Aço, custou US$ 225. De fato, este é o game mais caro já produzido na história, mas para a Rockstar (e para nós) valeu a pena pagar esse preço, pois olha este jogo, como é incrível. Obrigatório jogá-lo.

Nenhum comentário: